
SOBRE
Nascido em 1969 na grande Paris, o violinista francês Nicolas Krassik é hoje um dos nomes mais respeitados da música instrumental brasileira.
Com sólida formação em música clássica — 13 anos de estudos — e uma rica trajetória no jazz europeu, ao lado de ícones como Michel Petrucciani e Didier Lockwood, Krassik desembarcou no Brasil em 2001, movido pela paixão pelos ritmos brasileiros descobertos em eventos musicais parisienses.
Sua rápida assimilação dos gêneros nacionais — do choro ao samba, da MPB ao forró — impressionou tanto o público, quanto a crítica.
Com virtuosismo, criatividade e profunda sensibilidade, Nicolas passou a colaborar com alguns dos maiores artistas da música brasileira, entre eles Chico Buarque, Beth Carvalho, Yamandu Costa, Gilberto Gil, Marisa Monte, Hamilton de Holanda, Lenine, Carlos Malta e João Bosco.
Desde que chegou ao país, Krassik se apresentou em todos os cantos do Brasil e em palcos consagrados pelo mundo, como Carnegie Hall (Nova York), Music Box (Lisboa), Tom Jazz (São Paulo), Circo Voador e Fundição Progresso (Rio de Janeiro).
Seu envolvimento com o forró é especialmente notável: há mais de duas décadas, dedica-se ao gênero, levando-o aos maiores festivais do país e animando os mais emblemáticos bailes do Sudeste, como Canto da Ema (SP), Rootstock (BH) e Buraco do Tatu (Itaúnas).
Foi ao lado de Gilberto Gil que Nicolas viveu uma das fases mais marcantes de sua trajetória artística.
Durante quatro anos, participou dos projetos Fé na Festa — que levou o forró aos quatro cantos do mundo — e Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmos.
Também se destacou com o grupo Cordestinos, explorando uma fusão única entre música nordestina e o jazz europeu.
Entre seus álbuns de destaque estão Na Lapa (2004), Caçuá (2006), Nicolas Krassik e Cordestinos (2008), Odilé, Odilá (2009), Nordeste de Paris (2013), Mestrinho e Nicolas Krassik (2016) e Estrela (2021), em que interpreta Gilberto Gil.
Para o segundo semestre de 2025, Nicolas prepara o lançamento de seu mais novo projeto: Nicolas Krassik – Em Cenas. Um trabalho que mergulha no forró instrumental autoral, com releituras sensíveis de Dominguinhos e Gilberto Gil, e que virá acompanhado de um registro visual com linguagem cinematográfica, convidando o público a ver e ouvir de perto essa celebração à cultura nordestina.
Com mais de 20 anos de história no Brasil, Nicolas Krassik reafirma sua posição como um dos principais embaixadores do violino na música popular brasileira, mantendo viva a ponte entre a elegância do jazz europeu e a força rítmica dos sons do Brasil.